segunda-feira, 25 de março de 2013

Composição e Reação Química


Composição Química



Como qualquer outro produto derivado do tabaco,o narguilé contém nicotina e as mesmas 4.700 substâncias tóxicas do cigarro convencional (como o Amoníaco, DDT, Metanol, Metais Pesados entre outros). Porém, estudos comprovam que a sua fumaça contém quantidades superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas do que na fumaça do cigarro.
Além do tabaco é colocado carvão em brasa. A queima do carvão produz substâncias cancerígenas, entre elas, o monóxido de carbono, potencializando os riscos para seus consumidores.
Embora muitos pensem que o Narguilé não é prejudicial a saúde ou que é menos prejudicial que o cigarro , estudos mostram exatamente o contrário.

Reações Químicas



 A água do narguilé não filtra, ela esfria a fumaça e a fumaça vem com nicotina, que vicia e além disso vem com alcatrão e monóxido de carbono, substâncias do tabaco. O monóxido de carbono no narguilé é potencializado pela combustão do carvão, o que significa que chegará mais forte ao organismo, retirando oxigênio das células. Como a concentração de monóxido de carbono é maior com o narguilé, por causa da concentração de carvão, sua concentração equivale a 40 minutos o mesmo de ter fumado 100 cigarros. 

 “Quando se aspira pelo tubo, o ar aquecido pelo carvão passa pelo tabaco, produzindo a fumaça que desce, passa pela água, onde é resfriada, e segue pelo tubo até ser aspirada pelo fumante e expirada em seguida”, explica o médico.

Como consequência, várias doenças podem aparecer, tais como, doenças respiratórias, tuberculose e até mesmo câncer. 


Conclusão Fernanda 


Pode-se concluir que o Narguilé nada mais é do que um cigarro "diferente"e ao contrário do que muitos pensam, faz sim mal a saúde. Ele possui substâncias tóxicas e não só isso, substâncias cancerígenas. A inalação da fumaça que ele solta contém quantidades superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados. Uma "sessão" dura de 40 minutos até 1 hora, sendo que, a cada 40 minutos fumando, corresponde a cerca de 100 cigarros ( ou 5 maços ) e como consequência vem as diversas doenças, sendo as principais, doenças respiratórias, tuberculoses e até mesmo câncer. Muitos não sabem, mais por causa do grande número de nicotina, apenas com 50 tragadas já são o suficiente para viciar uma pessoa. Infelizmente a cada dia que passa tem mais jovens se envolvendo com esse tipo de 'droga'. E muitos jovens não usam apenas os componentes básicos, colocam coisas além, como por exemplo substituem água por vodka, arak, licor, entre outras substâncias. Para vocês jovens que já usam o Narguilé tomem cuidado e para aqueles que não usam, não experimente pois é muito fácil de viciar-se e ele causa grandes e sérios riscos a sua saúde.



Fernanda Lopes Ferreira Nº: 15 3º ETI B

2 comentários:

  1. Que nada narguile e cultura, lazer nargui e vida fumo todos os dias e nunca tive nada jogo bola corro e nao fico com falta de ar que e isso que o cigarro faz além de não ter sabor ainda te deixa fedendo #Narguiėvida

    ResponderExcluir
  2. Nois fuma pra fazer mal se fosse pra fazer bem tomava remédio

    ResponderExcluir