sábado, 23 de março de 2013

O que é / Mudança de Estado no Organismo

O que é

O Narguilé é um cachimbo juntamente utilizado com carvão, água e essência para fumar. Seu nome é de origem árabe. Teve origem no Oriente e foi inventado na Índia no século XVII, pelo médico Hakim Abul Fath, como um método para retirar as impurezas da fumaça. 

O Narguilé é formado pelas seguintes peças:

  • Base (jarro ou vaso): É a peça central do narguilé, se parece muito com um vaso. É onde coloca-se a água. Geralmente é feita de vidro, metal ou cerâmica; algumas são ornamentadas com desenhos.
  • Corpo: É uma peça cilíndrica que sustenta o fornilho e conecta-se à base. Na base, projeta um tubo para dentro da água, que conduz a fumaça.
  • Fornilho (rosh, cabeça ou cerâmica): É uma peça de barro ou cerâmica onde coloca-se o tabaco e, por cima, o carvão em brasa.
  • Abafador (laminito): Feito de metal, é geralmente alto para proteger a brasa do vento, evitando o consumo rápido do carvão.
  • Mangueira (condutor): é por onde se aspira a fumaça. Uma ponta termina numa piteira, e a outra encaixa-se na parte superior do corpo do narguilé (acima da água). Pode haver mais de uma mangueira para que várias pessoas fumem juntas (porém estes com válvulas especiais, ou do contrário os usuários não poderão "puxar" a fumaça simultaneamente).



Mudança de Estado no Organismo


A combustão do carvão é filtrada pela essência, que é novamente filtrada pela água ou o líquido no recipiente para aumentar o sabor e o aroma. Como o líquido retém as substâncias mais densas, só saí a parte aromatizada da fumaça, se não houver água a fumaça não sobe. A combustão do carvão e a filtragem é feita de álcool e água (normalmente 32% de álcool e o restante de água). Quanto mais vezes é filtrada, mais puro fica o álcool e melhor é a absorção dele no organismo. A combustão é um processo exotérmico, ou seja, libera calor ou energia.



Conclusão Stefani

Conclui-se que o Narguilé é um cachimbo de água utilizado para fumar, os aromas diferenciados que são encontrados nele atraem muitas pessoas, na maioria delas, adolescentes. Ele se torna muito perigoso por ter 4% de nicotina em sua composição (enquanto o cigarro tem em média 2%), isso faz com que seus usuários se tornem viciados muito rapidamente, também pode ser misturado com Vodka, energéticos, balas tipo Halls, sucos de fruta, pedaços de fruta e diversas plantas como hortelã. Também prejudica a saúde e causa muitas doenças como: câncer de pulmão, de fígado, enfisema, bronquite crônica, tuberculose, etc, além disso, quando a piteira é compartilhada pode causar infecções, herpes e hepatites. Hoje em dia o número de adolescentes que fumam Narguilé é grande e esse número aumenta cada vez mais (isto já virou modinha), eles se juntam em grupos em diversos lugares como: baladas, residências, nas ruas, nas residências de amigos (escondido dos pais) e algumas outras pessoas que nunca fumaram são influenciadas por esses grupos, na maioria dos casos, um adolescente só usa porque o outro usa para não se sentir fora do grupo, poucos usam por vontade própria. É por isso que a sociedade está cada vez pior, as pessoas estão fazendo coisas apenas por influência, não sabendo ou não querendo diferenciar o que faz bem e o que faz mal. Os usuários não tem consciência do perigo que esse hábito vai causar daqui a algum tempo, o uso do Narguilé destrói os pulmões aos poucos sem que nos demos conta e por ser pior do que o cigarro, em pouco tempo os pulmões ficam pretos e podem levar até a morte. Para amenizar maior parte desse problema, as autoridades deveriam proibir o uso do Narguilé em menores de idade, pois isso não é nada bom para sua saúde e afetam sua qualidade de vida, os fazendo viverem menos, também deveriam criar palestras e divulgar em jornais, revistas e na televisão sobre os malefícios desse equipamento criado para viciar.

Stefani Costa Nº: 32 3º ETI B

Nenhum comentário:

Postar um comentário